sábado, 28 de novembro de 2009
Andamento do Elevado do Trevo da Seta - parte 2
Andamento do Elevado do Trevo da Seta - parte 1
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Mais uma notícia sobre Trevo da Seta
Paisagem artística e preservada no Sul da Ilha
Moradores da Capital e ambientalistas protestam contra a construção de novos empreendimentos imobiliários
Os moradores do Pântano do Sul, em Florianópolis, fizeram uma interferência artística e ambiental nas areias do balneário. Na beira da praia, eles esculpiram com letras gigantescas as palavras “paisagem especulada”. A manifestação é em prol da criação de um parque no extremo-sul da Ilha.
Com enxadas, pás e baldes os participantes trabalharam cerca de três horas para cavar as palavras, em uma extensão de 700 metros, que manifestam sua insatisfação.
Eles temem a construção de dois novos empreendimentos imobiliários na planície inundada, que fica próxima ao mar, na praia do Pântano do Sul, e querem frear a expansão urbana na região.
– A frase escolhida é a representação simbólica de uma batalha que está sendo travada para impedir a implantação de megaempreendimentos imobiliários que ameaçam a paisagem e a qualidade de vida de todos nós – resumiu Gert Schinke, representante do Núcleo Distrital do Plano Diretor do Pântano do Sul.
Para proteger a planície das novas construções, os moradores e ambientalistas trabalham a favor da criação do Parque Natural Pântano do Sul e da preservação da Floresta Umbrófila Úmida.
Proposta do parque foi lançada há quatro anos
– Estes empreendimentos serão construídos em cima de áreas que, hoje, estão em avançado estágio de regeneração de restinga, ecossistema associado à Mata Atlântica e um dos biomas mais agredidos do país. É importante que a gente preserve este bem natural – completou.
O lançamento da proposta para a criação da Unidade de Conservação (UC) aconteceu em 2005, em meio à discussão do Plano Diretor Distrital. Neste mesmo ano, a proposta foi encaminhada para o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, onde passa por análise técnica.
– Estes projetos imobiliários vão agredir a biodiversidade da planície, acentuar ainda mais a escassez de água potável, agravar os problemas de saneamento e congestionar o trânsito – enumerou Schinke.
Também participaram da atividade integrantes do Grupo Rosa dos Ventos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima (Inmmar) e Cine-Clube Armação.
Fonte: http://deolhonailha.com.br/
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Andamento da Obra
Vejam abaixo as fotos da obra.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Tarde Educativa e de Recreação para as crianças da praia do Campeche
Tarde educativa e de recreação com as crianças que acontecerá no próximo domingo (dia 25/10/2009) na SAC - Sociedade Amigos do Campeche, das 14h as 18hs.
A SAC - Sociedade Amigos do Campeche está organizando um final de semana diferente para a criançada na praia do Campeche, no próximo domingo (25).
Evento terá oficinas educativas e recreações para as crianças e a participação dos Bombeiros, Bope, Companhia de Cães e Cavalaria da Policia Militar de SC, Batalhão Aéreo, Feira de artesanato entre outras atrações.
O evento tem apoio do comercio local do Campeche, Rádio Guararema, Rádio Comunitária do Campeche, Florijet, Sistronic, IGEOG (Feira Miramar e seus Artesões), MKT, Prefeitura Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis.
Fonte: http://deolhonailha.com.br
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Filmagens do Trevo da Seta
sábado, 17 de outubro de 2009
Manifesto Sobre a Lagoa Pequena do Campeche
Venho por meio deste, dizer que um dos lugares que mais amo aqui em Floripa foi maltratado ao extremo.
A querida Lagoa Pequena do Campeche foi desmatada e suas árvores que a embelezavam e davam sombra, não existem mais.
Fiquei de boca aberta e me senti muito triste por gostar tanto daquele lugar, de repente chego lá e a vejo desmatada...olha é inacreditável! Fico pasmo com os moradores que devem ter visto isso e não fizeram nada!!!
Olha , eu ainda nem sei se foi autorizado, mas que eu saiba é área de preservação ambiental
e não acho que haja justificativa para isso...Não deve existir, eu não acredito nisso.
Estou triste porque já pensei em fazer placas de madeira (e vou fazer) para que as pessoas cuidassem mais daquele lugar - é raro existir um lugar como aquele que (ainda) não foi dominado pela especulação imobiliária, esgotos (devido a estudos feitos descobri que há esgoto clandestino,ainda não sei aonde mas vou verificar melhor e vou denunciar quando souber quem é o inteligente) e que não seja muito poluído. Sempre pensei em fazer algo mas não fiz. Não vou atrair a atenção para aquele lugar, não quero que se transforme em uma
Lagoa do Peri, não que lá não seja legal, mas é muito tumultuado e ali é uma lagoa "pequena" demais pra muita gente.Tem pessoas que levam cachorros pra passear ali e na praia, o que é errado (gente burra e que só pensa em si mesmo).
Deveria haver um telefone para denúncia, mas que funcionasse...o da polícia ambiental até funcionou, mas o policial me deu o número da Floram que não atendeu e estava errado.
Acho que me enganei....devia ter feito o que tinha imaginado e colocado placas de madeira - mas foi tarde demais - talvez não adiante muito, mas mesmo assim farei isso antes do verão.
Desculpe lagoa...existem pessoas que tem uma visão curta....como o homem é imbecil e, se foi algum orgão ambiental que fez aquilo....meus pesames. Árvores que nem aquelas, só daqui vários anos - que vergonha...vizinhos que vergonha...ninguém vai me convencer que precisava ser assim...ninguém!
Hoje fiquei com vergonha do ser humano. Mando fotos para que vocês entendam do que eu falo...ver fotos!
Roberto Luis (enviado por e-mail no dia 11 de outubro de 2009).
Fonte: http://deolhonailha.com.br/
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Elevado sobre o Trevo da Seta - Imóveis serão desapropriados
Só para que esta obra seja realizada serão gastos cerca de 16 milhões de reais - um terço deste valor vai ser pago pela Prefeitura e dois terços pelo governo do Estado - , além dos 3,5 milhões de reais que deverão ser pagos para os donos dos imóveis.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Uma grande oportunidade para idosos e adultos
O curso é gratuito e serão oferecidas vagas para turmas na Universidade Federal de Santa Catarina e no bairro do Rio Tavares. Para maiores informações procurem o NETI na UFSC ou acessem o site www.neti.ufsc.br.
Campeões do 1º Campeonato de Surf no Novo Campeche
No primeiro dia os atletas da categoria infântil inaugurou o campeonato, após um belo café da manhã. Na sequência, ocorreu a limpeza de praias e áreas de restinga, e teve a distribuição de brindes para os participantes.
Os campeões ganharam uma prancha Of The Curll e um convite com direito a um acompanhante no Niguiri Sushi Bar. Confira abaixo a lista dos vencedores do campeonato.
Infantil
1º) Pércio Nobrega
2º) Yury Rocha
Open
1º) Ramiro Rubin
2º) Renato Leal
Local (da Ilha)
1º) Ramiro Rubin
2º Euden dos Passos
Feminino
1º) Evilen Conceição
OBS.: A postagem está sendo publicada um pouco tarde mas está aí! ;)
sábado, 12 de setembro de 2009
Dia Mundial Sem Carros
- O Dia Mundial Sem Carros ocorre, em várias cidades do mundo, anualmente no dia 22 de setembro. É um movimento que começou em algumas cidades da Europa no século 20, e trata-se de um manifesto sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
- Acompanhe abaixo a programação de 2009. E confira no mapa a localização dos eventos.
- PROGRAMAÇÃO
- - 18-26/09 - Semana Nacional do Trânsito Sest/Senat: iniciativa do SEST-SENAT/SC, consiste em ampla programação executada por diversas instituições: blitz educativa, palestras, seminários, oficinas, exposições.
- - 18/09 - Panfletagem no trânsito: no Trevo do Campeche, às 7h45. Será realizada por membros da ViaCiclo e por professores e alunos da Escola da Fazenda.
- - 21/09 - Debate radialístico sobre mobilidade urbana: às 20:00 h no programa "E por falar em saúde" da Rádio Comunitária Campeche, apresentado por Karla Simm. Presença da ViaCiclo e de debatedor sobre transporte coletivo ainda a ser confirmado
- - 22/09 - Pedalada do Campeche: organizado pela Escola da Fazenda, ViaCiclo e outras instituições a serem definidas. Saída às 8:30 do trevo do Campeche.
- - 22/09 - Seminário "Dia Sem Carro 2009": organizado pelo programa Bicicleta Brasil do Ministério das Cidades, em Brasília/DF
- - 22/09 - Vaga Viva: organizado pela Bicicletada Floripa na UFSC (em frente à Biblioteca Central) das 10h às 14h.
- - 24/09 - CicloCine Campeche: Exibição dos documentários "Sociedade do Automóvel", de Tiago Benicchio e de "Ciclovias para as cidades que queremos" da I-CE - Interface for Cycling Expertise/Holanda. Exibição às 20:00 h, na Escola da Fazenda.
- - 25/09 - Bicicletada Floripa: concentração às 18:00 h e saída às 19:00 h.
- - 26/09 - Passeio Ciclístico Privavera na Lagoa: organizado pelo Movimento Ciclovia na Lagoa Já. Saída às 15h na sede da Associação dos Moradores da Lagoa.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Elevado sobre o Trevo da Seta
“Uma pista com duas faixas flui no sentido Centro/Bairro e a outra, também com duas faixas, Bairro/Centro. A largura do viaduto será de 18,60 metros, suficientes para dar vazão ao fluxo de veículos em horários de pico”, comentou Dário Berger.
A obra deverá ficar pronta no ano que vem, e tem como objetivo tentar acabar com as intensas filas que os moradores do Sul da Ilha enfrentam.
domingo, 30 de agosto de 2009
Congestionamento no Sul da Ilha
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Biblioteca Livre do Campeche (BILICA)
O local foi criado por um grupo de moradores do Campeche, está no segundo ano de vida, e tem como princípios o trabalho voluntário, o acesso livre e a valorização da cultura.
Você pode contribuir para o projeto doando livros e materiais escolares. Eles precisam também da colaboração de pessoas que queiram doar tempo na forma de permanência na Biblioteca ou com contribuições financeiras.
A BILICA localiza-se na Avenida Campeche n° 2157, ao lado da vídeo-locadora Bela Arte. No sentido Campeche-Lagoa da Conceição, fica um pouco depois do mercado Dezimas, à mão esquerda. Veja o mapa clicando aqui.
A Biblioteca está aberta todos os dias úteis. Das 9h às 12h e das 15h às 18h. Aos sábados, abre apenas à tarde, das 14h às 18h. Escolas podem agendar visitas de turmas pelo e-mail deles.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (48) 3238-2186 ou mandem um e-mail para bilicampeche@gmail.com.
Compareçam neste sábado (29/08) a Festa de Aniversário da BILICA! Para mais informações acessem o blog Transite Floripa de meu colega.
domingo, 23 de agosto de 2009
Primeiro Campeonato de Surf no Novo Campeche
Nos dias 05 a 07 de setembro será realizado o Primeiro Campeonato de Surf no Novo Campeche com Consciência Ecológica, através da realização de coleta de lixo na praia e vegetal local. O evento será realizado as 8 horas no Loteamento Novo Campeche.
Porque o nome Campeche?
"Existem duas versões para o nome Campeche. A primeira, mais elegante, remete a um visitante ilustre e frequente da região, oescritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry. Durante a década de 20, o correio aéreo francês Sociêté Latécoère instalou no Campeche um campo de pouso que era utilizado para o reabastecimento dos vôos entre Paris e Buenos Aires. O comandande da rota, Saint-Exupéry, aproveitava para descansar e fez amizade com os moradores da região. A lenda que ficou é que o nome Campeche provém do apelido francês que o visitante deu ao lugar: Campo de Pesca, ou seja, Champ et Pêche.
No entanto, como a Ilha em frente à praia já tinha este nome desde o século anterior, historiadores afirmam que ele provém de um vegetal chamado pau-campeche (Hematoxylon campechianum) da família das Fabaceae utilizado como planta medicinal e paratinturaria de mesmo nome e que, a exemplo do pau-brasil, foi muito procurado no início da colonização.
De qualquer maneira, das aventuras de Saint-Exupéry restaram a fama do Campo de Pouso da Sociêté Latécoère, primeiroaeroporto internacional do sul do Brasil, e o nome da principal rua do balneário: a Avenida Pequeno Príncipe, homenagem à principal obra do escritor."